Margaridas: a flor ideal para o seu casamento. Saiba como cultivá-las
As margaridas são flores encantadoras que simbolizam pureza, inocência e amor. Elas são muito populares e fáceis de cultivar, podendo embelezar qualquer ambiente com suas pétalas brancas e amarelas. Neste artigo, vou te dar algumas dicas de como cuidar e plantar margaridas, além de curiosidades sobre essa linda flor.
FLORICULTURA
12/6/20233 min read
Origem e significado da margarida
A palavra margarida vem do latim margarita, que significa “pérola”. Na língua inglesa, seu nome é daisy, uma forma alterada da frase “day’s eye”, que significa “olho do dia”. Isso porque as margaridas se fecham durante a noite e se abrem ao nascer do sol, como se fossem os olhos do dia.
As margaridas são originárias da Europa e pertencem à família das compostas, a mesma do girassol, do crisântemo e da dália. Elas têm um ciclo de vida longo e podem chegar a um metro de altura. Suas flores aparecem duas vezes por ano, no verão e no outono.
As margaridas são consideradas as flores do amor, pois muitas pessoas usam suas pétalas para brincar de “bem-me-quer, mal-me-quer”, retirando-as uma a uma para descobrir se o seu amor é correspondido. Além disso, as margaridas também representam alegria, paz, esperança e felicidade.
Como plantar e cuidar de margaridas
Essas belas flores podem ser plantadas a partir de sementes ou mudas, em vasos, canteiros ou jardins. Elas se adaptam a diferentes tipos de solo, mas preferem os que são bem drenados e ricos em nutrientes. O ideal é adubar o solo com fertilizante rico em potássio e fósforo antes do plantio.
Para que elas floresçam bem, é preciso que recebam sol, pelo menos uma parte do dia, mas não suportam o frio excessivo. Por isso, é bom protegê-las da exposição ao vento e às geadas. O melhor período para plantar essas flores é entre junho e agosto, quando as temperaturas são mais amenas.
A rega deve ser regular, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. O excesso de água pode favorecer o surgimento de fungos e doenças na planta. O ideal é regar essas flores pela manhã ou no final da tarde, evitando os horários de muito calor.
Para estimular o seu crescimento e a sua floração, é preciso também fazer podas, que são cortes nos galhos e nas folhas. As podas devem ser feitas com tesouras limpas e afiadas, cortando os ramos no sentido diagonal. As podas devem ser feitas após o inverno, quando a planta fica mais murcha, ou quando houver folhas e flores mortas.
Curiosidades sobre as margaridas
As margaridas são flores muito versáteis e podem ser usadas para diversas finalidades. Elas podem ser usadas para decorar festas, casamentos, buquês, arranjos, coroas e guirlandas. Elas também podem ser usadas para fazer chás, xaropes, tinturas e cosméticos naturais. Algumas espécies de margaridas têm propriedades medicinais, podendo aliviar dores, inflamações, infecções e problemas de pele.
As margaridas também têm um papel importante na ecologia, pois atraem abelhas, borboletas e outros polinizadores, que ajudam na reprodução das plantas e na preservação da biodiversidade. Além disso, as margaridas são comestíveis e podem ser usadas para enriquecer saladas, sopas, bolos e geleias.
As margaridas são flores que encantam pela sua simplicidade e beleza. Elas são fáceis de cultivar e cuidar, e podem trazer muitos benefícios para o seu jardim e para a sua saúde. Que tal experimentar plantar margaridas e se surpreender com os resultados?
E aí, gostou das dicas?
Temos várias margaridas aqui no Sítio, elas são lindas e encantadoras. Se você quer saber mais sobre o Sítio Ide Casamentos, entre em contato com a gente e marque uma visita. Teremos o prazer de te receber e mostrar por que o nosso espaço é o ideal para o seu casamento.
Quer saber mais vantagens de fazer seu casamento no sítio, clique aqui!
Não perca tempo e faça já a sua reserva. O Sítio Ide Casamentos está esperando por você!
Nossos contatos:
WhatsApp: 47 991 501 645
Email: contato@sitioide.com